faleconosco
A profissão de DETETIVE PARTICULAR é regulamentada e foi sancionada pela Lei 13.432/17. Nesse sentido, além de atuar como investigador privado o profissional pode colaborar com a autoridade policial em casos oficiais.
saibamais

fiqueligado
Como termo policial, detetive é aquele que investiga fatos, suas circunstâncias e as pessoas neles envolvidas
saibamais

servicosDetetive Particular é o profissional responsável por detectar um fato, pilhar, investigar, desmascarar circunstâncias e pessoas nelas envolvidas.
saibamais

CAMPOS ALTOS

http://www.wilsonteixeira.com.br/

Relevo em Campos Altos (MG) - fev. 1952

 Veja mais fotos

História

Histórico 

Uma abordagem histórica de Campos Altos através de períodos culturais diversos se inicia com a ocupação indígena que durou milhares de anos. As marcas e a influência destes primeiros habitantes estão presentes em forma de vestígios arqueológicos, nos hábitos alimentares, nas crenças e práticas de medicina tradicional. De certa forma, Campos Altos, como todo o Brasil é um imenso sítio arqueológico. É tanto que muitas igacabas ? urnas funerárias ? encontradas no solo do município são consideradas testemunhos da antiga presença indígena. 
Pela tradição oral consta que no Século XVII, teve as primeiras incursões dos bandeirantes que atravessaram a região em busca de metais preciosos, escravos indígenas e fugitivos negros aquilombados. 
Em meados do Século XVIII, escravos fugidos da região de São João Del Rey e outras vilas mineradoras, encontraram refúgio nas montanhas das serras de Campos Altos. Fundaram mais de vinte núcleos de resistência na região, como o quilombo Dornadas Catiguá ou Tengo-Tengo. A região também era conhecido como Sertão dos Quilombos de Campo Grande, por causa do grande número desses refúgios. O maior deles foi o Quilombo do Ambrósio, cujas ruínas situam-se no distrito de São São Jerônimo dos Poções. 
As guerras coloniais entre colonizadores, indígenas e quilombolas duraram décadas. Somente nos anos de 1750, com a derrota dos quilombolas, foi aberta à ocupação colonial. 
Segundo constam nos dados históricos alusivos ao surgimento da povoação hoje cidade de Campos Altos, o primeiro morador teria sido Leandro Henrique de Provença (ou Proença) Lara que, requerendo uma Sesmaria no local, ali se fixou, construindo uma casa que viria a ser a primeira sede da Fazenda Palestina. Posteriormente, novas famílias foram chegando e instalando novas fazendas. A atividade agrícola cresce e com ela, o povoado. 
A evolução do povoado foi incrementada com a inauguração da estação de estrada de ferro Urubu, em 1913, nas terras da Fazenda Palestina e pelos novos armazéns, das novas casas grandes do Dr. Luiz de Souza Coelho e do Coronel Frederico Franco e cafuas, residências de dormentes inutilizados, onde moravam negros e mestiços pobres, trabalhadores braçais da linha ferroviária. 
O nome Urubu foi derivado pela proximidade da Serra do Urubu, assim conhecida desde o Século XVIII. 
Em 1921, a estação foi rebatizada de estação de Campos Altos. 
Em 1943, foi criado o município de Campos Altos. 
O topônimo municipal, pelo que se sabe, teve sua origem na própria configuração física do território, onde predominam os terrenos de campos e a altitude em que se encontra a cidade. 

Gentílico: campos-altense. 

Formação Administrativa: 

Distrito criado com a denominação de Campos Altos, pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17-12-1938, criado com terras desmembrada do distrito de Pratinha, subordinado ao município de Ibiá. 
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Campos Altos figura no município de Ibiá. 
Foi elevado a categoria de município com a denominação de Campos Altos, pelo decreto-lei estadual nº 1.058, de 31-12-1943, desmembrado dos municípios de Ibiá e São Gotardo, com a constituição de três distritos: Campos Altos (distrito sede) e o distrito de Pratinha, desmembrados do município de Ibiá e o distrito de São Jerônimo dos Poções, desmembrado, então, do município de São Gotardo. 
Pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948, desmembra do município de Campos Altos o distrito de Pratinha, que foi elevado à categoria de Município. 
Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município é constituído de dois distritos: Campos Altos e São Jerônimo dos Poções. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2008.

Fonte

IBGE; Revista do Archivo Público Mineiro, da Secretaria de Cultura de Minas Gerais; Prefeitura Municipal de Campos Altos e Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Leave a Reply



Central de Cursos do Brasil